A utilização de mídias sociais na educação a distância: possibilidades e desafios
Resumo
Este artigo discute o uso das mídias sociais na Educação a Distância (EaD), considerando suas possibilidades de construção e desafios. Parte de duas premissas: construção social do conhecimento, na concepção de Lev Vygotsky (1991) e educação voltada para a cidadania, na discussão proposta por Paulo Freire (1992, 1996, 2006), com o objetivo de analisar se, com o uso dessas interfaces, é possível alcançá-las. Em um primeiro momento, o artigo aborda os referenciais teóricos em que o estudo se alicerça, seguido pela apresentação da EaD, das mídias sociais e do encontro entre ambas. A partir das apresentações, analisa essas interfaces como espaços complementares para a EaD, abordando questões como interatividade, tempo e espaço, pluralidade de fontes de informação, multimidialidade, horizontalição da produção de conteúdos e construção da autonomia do aluno. Ao final, conclui-se que as mídias sociais podem ser importantes aliadas nos processos de construção social do conhecimento e de cidadania, desde que desenvolvidas com esses propósitos.