Produtividade acadêmica e isolamento social: um retrato das assimetrias de gênero na universidade brasileira

Autores

Resumo

Este texto analisa os impactos da pandemia de COVID-19 na produção acadêmica feminina brasileira durante o período de isolamento social. Discutem-se no texto os resultados de uma investigação realizada pelo movimento Parent in Science durante o isolamento social no Brasil. O objetivo foi identificar de que forma o recorte de gênero estaria representado no âmbito da pesquisa científica no país. Os resultados apontaram que as mudanças e permanências no trabalho doméstico não-remunerado relacionado aos cuidados da casa e dos filhos durante a pandemia da COVID-19 afetaram desproporcionalmente mulheres e homens e refletem uma realidade cotidiana que sobrecarrega as mulheres de forma desigual, expressando uma forte evidência das assimetrias de gênero que historicamente são mapeadas no Brasil.

Biografia do Autor

Valquiria da Silva Barros, Universidade do Grande Rio-Unigranrio Universidade federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes-Unigranrio

Mestre em Educação Gestão e Difusão de Ciência-IBqM/UFRJ

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes-Unigranrio

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Publicado

2023-05-07

Como Citar

Barros, V. da S. (2023). Produtividade acadêmica e isolamento social: um retrato das assimetrias de gênero na universidade brasileira. Revista Magistro, 2(26). Recuperado de https://granrio.emnuvens.com.br/magistro/article/view/7898

Edição

Seção

Artigos