A TRÍPLICE JORNADA DAS MULHERES NO ENSINO SUPERIOR: estudos, trabalho doméstico e trabalho como fonte de renda

Autores

  • Mylena Cristina de Barros Vera Cruz Universidade do Grando Rio (UNIGRANRIO)/Afya
  • Diego Augusto Rivas dos Santos Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)/Afya

Resumo

RESUMO: O presente estudo busca promover reflexões sobre a formação profissional e o mundo do trabalho, no que se refere a tríplice jornada assumida pelas mulheres que se dividem em: estudos, trabalho doméstico e trabalho remunerado. Salienta-se que, no modo de produção capitalista, o trabalho que resulta em salário é mais valorizado em comparação ao trabalho doméstico, tendo em vista, que este majoritariamente realizado por mulheres, não aumenta a massa global de valor, portanto trata-se de um trabalho considerado improdutivo, que segue desprestigiado no capitalismo. Busca-se com essa pesquisa, a partir da percepção de mulheres que são estudantes, trabalhadoras assalariadas e/ou remuneradas e também trabalhadoras domésticas promover uma análise acerca do excesso de funções, atividades e tarefas que são destinadas como responsabilidades delas, ancorado na ideia dos papéis de homens e mulheres socialmente construídos, identificando os desafios postos e as consequências geradas, no que tange a permanência e a conclusão do ensino superior. Para atingir os objetivos do estudo em tela, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório que visa um conhecimento mais aprofundado acerca da temática. O método quantitativo e qualitativo será utilizado para análise dos dados coletados, a partir de um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema que foi enviado as participantes da pesquisa, por meio de um formulário eletrônico.

PALAVRAS CHAVE: Mulheres; Ensino Superior; Trabalho Doméstico; Trabalho Remunerado.

Biografia do Autor

Mylena Cristina de Barros Vera Cruz, Universidade do Grando Rio (UNIGRANRIO)/Afya

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO. Fui pesquisadora de iniciação cientifica e bolsista da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior. Sou pós-graduanda em Ética, Serviço Social e Direitos humanos. E-mail para contato: mylenacruz@unigranrio.br / http://lattes.cnpq.br/7298911970074408

Diego Augusto Rivas dos Santos, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)/Afya

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO (2007 - 2010). Especialista em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (2012 - 2013). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2013-2015). Experiência como Assistente Social de aproximadamente 07 anos e atua como Professor Universitário desde 2013. Atualmente é professor da graduação em Serviço Social da UNIGRANRIO, lecionando disciplinas nas modalidades presencial e online. É membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE e atua na Coordenação de Estágio do Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO. Apresenta experiência como professor e coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Sociais (Especialização) da UNIGRANRIO. E-mail para contato: diego.santos@unigranrio.edu.br / http://lattes.cnpq.br/3067772786480197

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Cruz, M. C. de B. V., & dos Santos, D. A. R. (2023). A TRÍPLICE JORNADA DAS MULHERES NO ENSINO SUPERIOR: estudos, trabalho doméstico e trabalho como fonte de renda. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(8), 1–24. Recuperado de https://granrio.emnuvens.com.br/mrss/article/view/7923

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres