PROGRAMA JOVEM SALVA-VIDAS DO HEMORIO: o trabalho do assistente social numa perspectiva de educação em saúde

Autores

  • Ana Ester Machado Carlos HEMORIO
  • Isabele Viana Marques HEMORIO
  • Keiza da Conceição Nunes HEMORIO
  • Vaniele Soares da Cunha Copello HEMORIO

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar a atuação do assistente social inserido Programa Jovem Salva-Vidas do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, o Hemorio, e a sua contribuição para ampliar e consolidar a cultura da doação de sangue no Estado do Rio de Janeiro. O Programa Jovem Salva Vidas tem como objetivo aumentar o número de doadores de sangue saudáveis na faixa etária de 16 a 29 anos e, consequentemente, redução dos riscos transfusionais. Para a realização desta pesquisa, a metodologia desenvolvida foi de cunho descritiva e os procedimentos metodológicos foram constituídos de pesquisa e análise documental, tendo como técnica a coleta de dados em literatura sobre temática proposta e em sites.

Biografia do Autor

Ana Ester Machado Carlos, HEMORIO

Assistente Social no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - HEMORIO. Coordenadora de Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia (PRMHH) e do Programa Jovem Salva-Vidas, onde desenvolve ações de formação vinculadas à área de Educação em Saúde. Mestre e graduada em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS-UFRJ). Participa do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre a Saúde Integral da População Negra (GPESSPIN), vinculado à ESS-UFRJ

Isabele Viana Marques, HEMORIO

Graduada em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco. Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia com ênfase em Serviço social pelo Instituto de Hematologia e hemoterapia Arthur de Siqueira Cavalcante-HEMORIO.

Keiza da Conceição Nunes, HEMORIO

Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialização em Serviço Social e Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer. Especialização em Criança e Adolescente pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz. Assistente Social Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti, HEMORIO ( 2021 até a presente data)-  Lotada no Hemoterapia no Setor de Promoção a Doação de Sangue. Assistente Social – Prefeitura de Nilópolis (2018 até a presente data) – Lotada no CAPS II.

Vaniele Soares da Cunha Copello, HEMORIO

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Grande Rio. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Serviço Social da Universidade do Grande Rio– UNIGRANRIO/AFYA. Atuou como assistente social vinculada à Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, alocada no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante – HEMORIO (2021/2023). Foi preceptora na Residência Multiprofissional em Serviço Social no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante - HEMORIO(2021/2023). Atuou como assistente social preceptor da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO/AFYA.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Carlos, A. E. M., Marques, I. V., Nunes, K. da C., & Copello, V. S. da C. (2023). PROGRAMA JOVEM SALVA-VIDAS DO HEMORIO: o trabalho do assistente social numa perspectiva de educação em saúde. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(8), 25–41. Recuperado de https://granrio.emnuvens.com.br/mrss/article/view/8079

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres