“PODE ESTUDAR QUE DÁ”: A CONSTRUÇÃO INTERACIONAL DO ETHOS DE ASCENSÃO SOCIAL VIA EDUCAÇÃO EM PERFORMANCES NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA REDE FEDERAL DE ENSINO
Palavras-chave:
performance narrativa, ascensão social, educaçãoResumo
O presente trabalho mobiliza contribuições teórico-metodológicas advindas da Análise da Conversa e dos estudos narrativos de orientação interacional visando a investigar como valores e imagens de si vinculados a um ethos que entende a educação como meio de ascensão social são construídos pelo uso da linguagem. Por meio de padrões narrativos de organização da experiência social, estudantes de uma escola da rede federal de ensino constroem interacionalmente os impactos identitários e simbólicos decorrentes do trânsito pela instituição. Os dados foram gerados em áudio, em situação de entrevista. É por meio da análise de padrões narrativos de se organizar a experiência social que o pesquisador terá acesso à construção dos valores, dos estilos de vida, dos processos de diferenciação acionados pelo indivíduo e pelo universo social em que está inserido. As narrativas sugerem a coexistência de dois ethos particulares: um marcado por processos de individualização e auto-afirmação, propiciados pela educação escolarizada; outro associado a redes de solidariedade e relacionalidade locais típicas das camadas populares. O trabalho dimensiona a instituição estudada como microcosmo das transformações vivenciadas pela Baixada Fluminense e dá visibilidade a uma parcela de sua população que concebe o acesso aos estudos como caminho seguro e digno de melhoria de vida.Downloads
Publicado
2024-04-25
Como Citar
de Oliveira, T. (2024). “PODE ESTUDAR QUE DÁ”: A CONSTRUÇÃO INTERACIONAL DO ETHOS DE ASCENSÃO SOCIAL VIA EDUCAÇÃO EM PERFORMANCES NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA REDE FEDERAL DE ENSINO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 79–98. Recuperado de https://granrio.emnuvens.com.br/reihm/article/view/8627
Edição
Seção
Artigos