A LITERATURA INFANTOJUVENIL COM A TEMÁTICA DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NAS ESCOLAS

Autores

Palavras-chave:

literatura infantojuvenil, religiões de matriz africana, letramento racial crítico

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir o papel da literatura infantojuvenil com a temática das religiões de matriz africana como importante ferramenta de letramento racial crítico no contexto escolar. Para tanto, apresentamos as diferentes visões acerca do conceito de letramento na área de Educação e nos Estudos da Linguagem. A partir de uma concepção plural e ideológica do termo, entendemos letramento como prática social situada em diferentes eventos e agências. Em seguida, abordamos o surgimento do termo letramento racial crítico como decorrente dos pressupostos da Teoria Racial Crítica e como modo de refletir sobre como raça e racismo operam na vida em sociedade. Por fim, discutimos obras de literatura infantojuvenil com a temática das religiões de matriz africana que foram alvo de racismo religioso. A dificuldade de aceitação dessas obras por professores, pais e estudantes é um indício de que trazer narrativas não hegemônicas de grupos excluídos pode contribuir para a promoção do letramento racial crítico.

Biografia do Autor

Nivia de Andrade Lima, Cefet/RJ IPHAN

Mestranda em Relações Étnico-Raciais no Programa de Pós-Graduação Étnico-Raciais (PPRER) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Mestre em Estudos Culturais pela Katholieke Universiteit Leuven – Bélgica. Analista de Planejamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Talita de Oliveira, Cefet/RJ

- Talita de Oliveira: Doutora em Letras (Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPRER/Cefet-RJ), na linha de pesquisa “Pensamento e Políticas Públicas: Dimensões Institucionais das Relações Étnico-Raciais”. É também Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPRER/Cefet-RJ), na linha de pesquisa "Questões Políticas, Sociais e Culturais no Ensino de Filosofia".

Luciana de Mesquita Silva, Cefet/RJ

Doutora em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Petrópolis. Docente do Programa de Pós-Graduação em Relação Étnico-Raciais (PPRER) e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas, Linguagens e Ensino na Educação Básica (campus Petrópolis) e em Relações Étnico-Raciais e Educação (EaD/campus Maracanã) na mesma instituição.

Luciana de Mesquita Silva, Cefet/RJ

Doutora em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Petrópolis. Docente do Programa de Pós-Graduação em Relação Étnico-Raciais (PPRER) e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas, Linguagens e Ensino na Educação Básica (campus Petrópolis) e em Relações Étnico-Raciais e Educação (EaD/campus Maracanã) na mesma instituição.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Lima, N. de A., de Oliveira, T., Silva, L. de M., & Silva, L. de M. (2024). A LITERATURA INFANTOJUVENIL COM A TEMÁTICA DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NAS ESCOLAS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 152–170. Recuperado de https://granrio.emnuvens.com.br/reihm/article/view/8628

Edição

Seção

Artigos