ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS PARA A COMPREENSÃO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autores

  • Márcio Luiz Corrêa Vilaça UNIGRANRIO
  • Bianca Corrêa Lessa Manoel

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino, História, Abordagens, Metodologias

Resumo

Este trabalho discute algumas reflexões históricas sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil como língua materna. Destacamos que estudar a história de uma língua é diferente de estudar a história do ensino de uma língua. Em geral, essas duas “histórias” não se misturam. Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama sobre o ensino de Língua portuguesa no Brasil, apontando as mudanças de perspectivas e das metodologias utilizadas, de forma a contextualizar as discussões acerca do ensino de língua/linguagem nos dias atuais. Em perspectiva interdisciplinar, o presente trabalho articula o seu referencial com as áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Educação e História. 

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Vilaça, M. L. C., & Manoel, B. C. L. (2024). ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS PARA A COMPREENSÃO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 209–228. Recuperado de https://granrio.emnuvens.com.br/reihm/article/view/8651

Edição

Seção

Artigos