A PEDAGOGIA DA ESCOLA DA PONTE: UM OLHAR PARA A AUTONOMIA E AVALIAÇÃO NO ENSINO DA QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação. Autonomia. Ensino de Química. Escola da Ponte

Resumo

A Escola da Ponte, localizada em Portugal, possui um projeto pedagógico que tem inspirado algumas escolas brasileiras. Neste estudo, buscou-se investigar o ensino das Ciências da Natureza, mais especificamente, a apropriação de conhecimentos da química em suas relações na sociedade no ensino fundamental na Escola da Ponte. Metodologicamente, como fontes primárias, observamos a organização e os círculos de estudo da escola, realizamos entrevistas semiestruturadas com o professor de química e com seis alunos. Como fontes secundárias, analisamos as anotações dos alunos e diário de campo.  Quanto à técnica de análise dos dados, fizemos uso dos estudos de conteúdo de Bardin (2011) e Bogdan e Biklen (1994). Como referencial teórico, particularmente, valemo-nos de estudos que problematizam a autonomia (FREIRE, 2007) e a avaliação (GATTI, 2009) (LOCH, 2000) e (LEMOS; SÁ, 2013). Os resultados evidenciam aspectos do projeto educacional da Escola da Ponte que contribuem para a formação crítica e cidadã dos estudantes, como por exemplo, a ênfase na autonomia e responsabilidade, a avaliação individual e diferenciada, dentre outros. Em relação ao ensino de química, a pesquisa revela que a apropriação dos conhecimentos na escola apresenta aspectos próximos ao ensino tradicional escolar, a exemplo da fragmentação do conteúdo e pouca contextualização histórico-social.

Biografia do Autor

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do quadro permanente da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Química, área de concentração em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É vice-líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ intitulado Observatório de Práticas Curriculares, relacionando os campos do Currículo, Formação Docente e Tecnologias. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Ciência. Tem experiência na área de Ensino de Química. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino.

Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Realizou Pós-Doutorado em Educação pela UFSC. Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela UDESC, especialização em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação. É graduado em Licenciatura em Letras, Pedagogia e Engenharia Química. É Professor do Departamento de Ciências Exatas e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFSC. É líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares, relacionando os campos do Currículo, Formação Docente e Tecnologias, além de membro pesquisador da Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia- REPERCUTE e do Grupo OPE - Observatório de Práticas Escolares da UDESC. Suas pesquisas têm sido voltadas para o campo do Currículo, Formação de Professores, Ensino de Literatura, Avaliação e Gestão da Educação, Cultura Digital e Inovação Pedagógica, problematizando a Integração de Tecnologias na Cultura Escolar.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Faria, F. L. de, & Neto, A. S. (2023). A PEDAGOGIA DA ESCOLA DA PONTE: UM OLHAR PARA A AUTONOMIA E AVALIAÇÃO NO ENSINO DA QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://granrio.emnuvens.com.br/recm/article/view/6288