UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG
Palavras-chave:
Ação docente. Relação com o saber. Formação de professores de QuímicaResumo
Esta pesquisa, desenvolvida numa perspectiva qualitativa, tem como objeto de estudo as ações do professor em sala de aula, levando em consideração os pressupostos teóricos da relação docente com o saber, a ação social e o desenvolvimento profissional do docente. O objetivo central foi o de descrever e analisar as ações docentes em sala de aula de professores que atuavam no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás (IFG), com o propósito de responder à seguinte questão de pesquisa: O que o professor faz, de fato, em sala de aula e quais macrocategorias poderiam descrever suas ações? Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo de aulas (cada aula com três horas de duração, isto é, quatro horas/aula) de três docentes (codificados por P1, P2 e P3) de disciplinas distintas. De cada um deles selecionamos uma aula para realizarmos a análise, cujos resultados apresentamos neste artigo. Assim, o corpus foi constituído pelas transcrições das três aulas, com um total de doze horas. A metodologia utilizada para a organização e a interpretação dos dados foi pautada nos procedimentos apresentados pela Análise Textual Discursiva (ATD), considerando suas quatro etapas: unitarização, categorização e o metatexto fechando o ciclo de análise, promovendo o processo de auto-organização. As categorias de análise foram compreendidas como macroações, entendidos como momentos mais amplos da aula e, na aula de P1, totalizaram duas: discute e ensina; de P2 foram três: espera, ensina e discute; e de P3 também somaram três: retoma, ensina e demonstra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.