Refletindo sobre a profissão de docente no Ensino Superior atual

Autores/as

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0002-9082-5203
  • Gecilane Ferreira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Kerley Fernandes Duarte de Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Paula Fernanda Carvalho de Godoi Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Heloísa Negri Sanches Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Uallace Carlos Leal Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Jayrton Noleto de Macedo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Natália Pacheco Lanzoni Yamashita Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Glenda Carvalho de Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Wania Lima Fernandes Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Raquel Torquato Rodrigues de Azevedo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Eliezilda Oliveira de Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Ana Chrystinne Souza Lima Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palabras clave:

Ensino, Ensino Superior, Docência.

Resumen

Este escrito busca pensar sobre a profissão de docente do Ensino Superior numa perspectiva pedagógica ampla, abarcando vários ângulos de tal profissão. Este escrito se coloca, metodologicamente, como um estudo teórico de caráter bibliográfico. Julgamos que este tema seja relevante para refletir sobre os diferentes aspectos da profissão docente no Ensino Superior em tempos atuais de grandes e rápidas mudanças no ensino brasileiro. Os resultados deste artigo mostram o quão multifacetado deve ser o professor do Ensino Superior atual para conseguir dar conta de uma didática que interesse a seu alunado e que o faça pensar criticamente. Vemos que a prática docente, em especial no Ensino Superior, é um constante desafio, principalmente para aqueles professores que não vieram de licenciaturas, como no caso dos cursos de Direito, na Medicina e nas Engenharias, entre outras áreas.

Biografía del autor/a

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203.

Gecilane Ferreira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais - PPGDire. 

Kerley Fernandes Duarte de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciatura em Arte Visuais pela UFG, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais - PPGDire, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Paula Fernanda Carvalho de Godoi, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais - PPGDire, Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especializada em Direito Público pela ITOP(2018) Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2016). 

Heloísa Negri Sanches, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais- PPGDire, Universidade Federal do Tocantins - UFT. MBA em Gestão Financeira pela Facit (2009). Bacharel em Administração pelo CEULP-Ulbra (2003). 

Uallace Carlos Leal Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione, pós-graduado em Direito Público e Docência Universitária pela FACDO e mestrando do PPGDire da UFT. 

Jayrton Noleto de Macedo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC - 2018), Especialista em Direito do Trabalho e Departamento Pessoal pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC - 2018), Mestrando em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire – 2019/2020) pela Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína. 

Natália Pacheco Lanzoni Yamashita, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Fisioterapia pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (FUNEC). Professora do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire). 

Glenda Carvalho de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire). 

Wania Lima Fernandes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína, Tocantins. Certificada pela Ordem dos Advogados do Brasil em outubro de 2017. Mestranda em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Raquel Torquato Rodrigues de Azevedo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Direito pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2011). Especialização em Direito Publico e Docência Universitária. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE/UFT).

Eliezilda Oliveira de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Ciências-Matemática pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2005) e Especialização em Administração Pública com Ênfase em Gestão Universitária pela UFT (2010). Atualmente é servidora pública da Fundação Universidade Federal do Tocantins e Mestranda em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Ana Chrystinne Souza Lima, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda no Programa de Pós-­Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins. Possui graduação em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione - FACDO (2015) e especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade Católica Dom Orione- FACDO (2014). 

Publicado

2023-01-25

Cómo citar

Rodrigues, W., Ferreira, G., Oliveira, K. F. D. de, Godoi, P. F. C. de, Sanches, H. N., Santos, U. C. L., … Lima, A. C. S. (2023). Refletindo sobre a profissão de docente no Ensino Superior atual. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 9(2). Recuperado a partir de https://granrio.emnuvens.com.br/amp/article/view/6116

Número

Sección

Ciências Humanas