Análise dos impactos ambientais pós-temporadas da Praia da Graciosa em Palmas-TO/Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v14n2.5795

Palabras clave:

Impactos ambientais. Palmas/TO. Praia da Graciosa. Turismo.

Resumen

O turismo sustentável bem planejado promove desenvolvimento e lazer. Entretanto, quando mal delineado, ele é capaz de degradar recursos naturais e causar impactos negativos. Este artigo tem como objetivo analisar os impactos ambientais provocados pela ação turística na praia da Graciosa em Palmas - TO, antes e após os feriados do segundo semestre de 2018. Os principais resultados apontam que houve impactos consideráveis após a temporada de feriados do segundo semestre de 2018. Ações corretivas e de sensibilização ambiental devem ser tomadas para que não haja impactos ainda maiores na região estudada.

Biografía del autor/a

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal do Tocantis (IFTO), Palmas, TO

Graduada em Pedagogia pela UFJF, Especialista em Turismo pela UCB, Mestre em Ciências do Ambiente pela UFT e Doutora em Ciências pela USP. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação, Turismo e Hospitalidade (NETUH), atua há mais de 20 anos na área de turismo.

Publicado

2020-08-05

Cómo citar

Vale, E. A. do, Gomes Silveira de Senna, M. L., Dutra, V. C., & Fernandes Pestana, F. C. (2020). Análise dos impactos ambientais pós-temporadas da Praia da Graciosa em Palmas-TO/Brasil. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(2), 82–102. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n2.5795

Número

Sección

Artigos