Treinamento e excelência organizacional: um estudo de caso na Pousada do Sandi, Paraty-RJ.

Autores/as

  • Rodrigo Amado dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ http://orcid.org/0000-0002-7143-5752
  • Patrícia da Silva Jorge Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Egressa do Curso de Bacharelado em Hotelaria

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6213

Palabras clave:

Análise operacional. Capital Humano. Gestão hoteleira. Treinamento organizacional.

Resumen

Um dos desafios da hotelaria contemporânea é alcançar patamares de excelência em um mercado tão competitivo, heterogêneo e dinâmico. Para tanto, um exímio controle da qualidade apresenta-se como uma das pilastras essenciais a esta prática, assim como uma eficaz política de treinamento deve ser vista como essencial ao desenvolvimento e aprimoramento de colaboradores, tornando-os mais flexíveis, proativos, assertivos e ágeis. Dito isso, este estudo de caso – que teve como objeto de análise a Pousada do Sandi, situada em Paraty, RJ – investigou como práticas de treinamento repercutem sobre desempenhos e imagens organizacionais. Para isso, os autores utilizaram análises quanti-qualitativas que aferiram as atividades operacionais dos setores de recepção e de governança desta pousada. Pelo viés quantitativo, por meio de questionários semiestruturados, colaboradores e gestores departamentais expuseram suas percepções sobre o nível de qualidade de seus afazeres e de seus setores. Já pelo viés qualitativo, entrevistas realizadas com a gerente geral propiciaram uma compreensão sobre como os preceitos de qualidade e excelência são aplicados nas políticas de treinamentos dessa pousada. Some a estes dois vieses uma análise do grau de satisfação dos hóspedes – retratada no TripAdvisor, Booking.com, Kayak e Expedia. Tais mapeamentos permitiram a ponderação de que as práticas de treinamento, conduzidas pelos gerentes departamentais desta pousada, obtêm resultados significativos no que tange à qualidade dos serviços ofertados.

Biografía del autor/a

Rodrigo Amado dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria Área: Turismo

Patrícia da Silva Jorge, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Egressa do Curso de Bacharelado em Hotelaria

Bacharel em Hotelaria - UFRRJ

 

Publicado

2021-08-25

Cómo citar

dos Santos, R. A., & Jorge, P. da S. (2021). Treinamento e excelência organizacional: um estudo de caso na Pousada do Sandi, Paraty-RJ. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(2), 42–67. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6213

Número

Sección

Artigos