SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Autores/as

  • Yves Chevallard Universités IUFM d'Aix-Marseille

Resumen

Este artigo apresenta considerações introdutórias sobre a Teoria da Transposição Didática. Examina o papel da teoria didática, com particular enfoque para a situação do didático e sua relação com os fatos e fenômenos na visão dos atores do sistema educacional. Aborda aspectos centrais dos fenômenos didáticos, tais como o conceito de relação didática, intenção didática, conhecimento utilizado e conhecimento ensinado. Diferencia “conhecimento acadêmico” de “conhecimento a ser ensinado”, argumentando que a ecologia dos saberes ensinados é regida por leis específicas, moldadas por condições e limitações peculiares da relação didática, que é tarefa da teoria didática trazer à luz.

Biografía del autor/a

Yves Chevallard, Universités IUFM d'Aix-Marseille

Publicado

2014-03-22

Cómo citar

Chevallard, Y. (2014). SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Recuperado a partir de https://granrio.emnuvens.com.br/recm/article/view/2338