Marketing turístico e internet: um estudo de caso do site Estrada Real como ferramenta de promoção da rota turística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6524

Palabras clave:

Turismo. Marketing de produtos turísticos. Internet. Estrada Real. Sites.

Resumen

A Internet é hoje um dos principais meios de busca da informação e de promoção do turismo. Entretanto, para que a função de informar seja eficaz, os sites devem ser organizados de modo a instigar no cliente o desejo de consumir o produto ou destino. Desse modo, o presente estudo visou responder se as funções, os serviços e conteúdos disponíveis no site da Estrada Real contribuem para a promoção da Rota por meio da experiência online do consumidor. Para tanto, adotou-se como metodologia a realização de pesquisa qualitativa e descritiva do Portal Estrada Real, com base na adaptação da Listagem de Parâmetros e Critérios para Avaliação da Dimensão da Experiência proposta por Farias (2011) e do Instrumento para a Análise de Websites Turísticos proposto por Bogado e Teles (2003). Os resultados evidenciaram que a promoção turística da Estrada Real é realizada de modo integrado entre o site e outras ações de divulgação e promoção. O portal detém um papel estratégico ao concentrar as informações e orientações que contribuem para despertar o desejo do viajante e contribuir para o planejamento e execução da viagem. Notou-se que através do site é possível minimizar os efeitos relacionados à intangibilidade do produto turístico relacionados à limitação sensorial antes da compra.

Biografía del autor/a

Emanuelle Aparecida de Oliveira, UFMG

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, UFMG

Doutoranda em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Mestre em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Especialista em Políticas Públicas pela UNICAMP. Bacharel em Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

Oliveira, E. A. de, & Pereira, J. K. do C. (2022). Marketing turístico e internet: um estudo de caso do site Estrada Real como ferramenta de promoção da rota turística. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(1), 48–73. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6524

Número

Sección

Artigos